Sistema para estimação computacional do risco de ruptura de aneurismas cerebrais.
	A  tomada de decisões por parte dos neurocirurgiões com relação aos procedimentos  cirúrgicos a serem aplicados em pacientes que sofrem de aneurismas cerebrais  está auxiliada atualmente por dados da clínica médica e por índices baseados em  aspectos puramente geométricos da patologia, por exemplo, a medida de abertura  da artéria adjacente ao aneurisma, assim como a profundidade do saco  aneurismal. Estes índices são calculados a partir das imagens médicas dos  pacientes (ressonância magnética, angiotomografias, dentre outras), não tendo  qualquer argumento físico funcional além dos estudos médicos baseados em dados  estatísticos que dão suporte para sua utilização. Por outro lado e de forma  complementar, a modelagem computacional e a simulação numérica trazem à tona a  física por trás da circulação sanguínea e ainda as tensões nas diversas camadas  que integram as paredes dos vasos sanguíneos e do saco do aneurisma produto da  ação da pressão sanguínea sobre o endotélio. Com estas informações obtidas dos  modelos e simuladores computacionais é possível fornecer aos médicos índices  adicionais associados aos fatores hemodinâmicos e estruturais estes últimos  capazes de levar em conta inclusive o dano existente nas paredes dos vasos e  aneurismas.   
Impacto 
  Os  procedimentos cirúrgicos são de altíssima complexidade, com custos elevados e  com benefícios para o paciente ainda duvidosos, e em certas situações até com  complicações da condição patológica. A estimação computacional (de baixíssimo  custo) do risco de ruptura de aneurismas contribui para diminuir o número de  procedimentos médicos a serem realizados ao incorporar índices que levam em  consideração aspectos funcionais da severidade de um dado aneurisma. 
Metodologias para testes do sistema computacional
  As imagens médicas e dados clínicos dos pacientes  que sofreram algum evento cerebrovascular associado a aneurismas serão  fornecidas pelos neurocirurgiões associados ao INCT-MACC e pertencentes ao Serviço  de Neurocirurgia do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Euryclides  de Jesus Zerbini (antigo Hospital Brigadeiro). Estas informações serão  incorporadas em banco de dados juntamente com os índices morfológicos,  hemodinâmicos e estruturais de risco de ruptura e correlacionados via técnicas  de mineração de dados com dados de ocorrência ou não de ruptura. 
  Especificações e resultados a serem fornecidos pelo sistema  computacional
  - Reconstrução 3D de alto grau de  precisão e anatomicamente detalhada da árvore arterial cerebral e dos  aneurismas presentes do paciente.
 
  - Detalhe completo da circulação  sanguínea nas artérias e aneurismas com informações de pressão e velocidade do  sangue em qualquer ponto do domínio.
 
  - Detalhe completo do estado de  tensões e dano existente no endotélio dos vasos e aneurismas assim como nos  tecidos que integram estas estruturas.
 
  - Índice do risco de ruptura do  aneurisma baseado nos aspectos funcionais da circulação sanguínea e  comportamento estrutural das paredes.