atividades
 

Para a realização dos 5 (cinco) objetivos gerais e durante os 72 meses previstos para a execução do PCT-MACC são propostos objetivos específicos com metas a serem alcançadas no curto (2 anos), médio (4 anos) e longo (6 anos) prazo realizadas através de atividades específicas todas elas integradas a estes 5 (cinco) objetivos gerais.

  • Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento;
  • Atividades de Formação de Recursos Humanos;
  • Atividades de Transferência de Conhecimentos para a Sociedade;
  • Atividades de Transferência de Conhecimentos para o setor produtivo público e privado na área da saúde.

Atividades de P&D

  1. Pesquisar e desenvolver procedimentos inovativos e na fronteira do conhecimento para modelar e simular computacionalmente o sistema cardiovascular humano (SCVH) e suas aplicações na diagnose, tratamento e planejamento cirúrgico de diversas doenças baseada na assimilação de dados e imagens médicas do paciente.

  2. Pesquisar e desenvolver procedimentos inovativos e na fronteira do conhecimento em sistemas de avaliação computacional-experimental do comportamento mecânico em implantes para cirurgia ortopédica e cirurgia vascular.

  3. Pesquisar e desenvolver procedimentos na fronteira do conhecimento na aplicação da teoria das redes complexas para caracterizar, modelar e simular processos biológicos aplicados à medicina.

  4. Pesquisar e desenvolver procedimentos inovativos e na fronteira do conhecimento para a modelagem e simulação da micromecânica dos constituintes das células e dos dispositivos para sua manipulação e análise.

  5. Pesquisar e desenvolver procedimentos inovativos e na fronteira do conhecimento para o processamento avançado de imagens médicas e suas aplicações no diagnóstico auxiliado por computador e na modelagem computacional dos sistemas fisiológicos humanos.

  6. Pesquisar e desenvolver ambientes virtuais colaborativos de realidade virtual, aumentada e telemanipulação inovativos e na fronteira do conhecimento e suas aplicações na diagnose a distância, no planejamento de procedimentos médicos e no treinamento e capacitação profissional na execução destes procedimentos.

  7. Pesquisar e desenvolver sistemas de informação em saúde inovativos e na fronteira do conhecimento, com aplicações em atendimento médico emergencial e vigilância em saúde pública e educação à distância.

  8. Banco de dados biológico com informações genômicas e dados clínicos para auxilio à decisão de tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca.

  9. Pesquisar e desenvolver ciberambientes de computação distribuída de alto desempenho para aplicações médicas inovativas e na fronteira do conhecimento.

  10. Desenvolvimento de Sistemas Computacionais para Aplicações Médicas Específicas.


Formação de Recursos Humanos


Transferência de Conhecimento