Sistema computacional anatomicamente detalhado do sistema circulatório arterial e venoso.
	O  desenvolvimento da modelagem do sistema venoso não está unicamente motivado por  interesses médicos ligados a patologias do mesmo. Há questões de base da  fisiologia e da patofisiologia humana que poderiam ser melhor compreendidas com  modelos que incluam o sistema venoso. Exemplos relevantes são (i) o efeito da  força de gravidade na circulação sanguínea cerebral, de relevância seja para a  compreensão da fisiologia humana, como para o estudo de condições extremas  relacionadas à pesquisa aeroespacial; (ii) o papel desenvolvido pelos  diferentes compartimentos tais como artérias, veias, microcirculação, tecido e  pulsação do fluido cérebro espinhal, na pressão intracraniana; ou também (iii)  o papel da absorção, filtragem e retorno sanguíneo na fisiologia do rim, com  fortes implicações no estudo da hipertensão. Estes aspectos constituem uma  forte motivação para encaminhar esforços em levar o nível de complexidade dos  modelos do sistema venoso ao mesmo nível atualmente alcançado pela sua  contraparte arterial Sistema ADAN (Anatomically Detailed Arterial Network, http://hemolab.lncc.br/adan-web)  desenvolvido no INCT-MACC, particularmente  dentro do HeMoLab.
Impacto
  A  característica da baixa pressão existente nesta parte do SCVH requerer um  tratamento matemático-numérico novo e muito mais avançado do utilizado para o  estudo da circulação arterial. Independentemente deste impacto significativo  nesta área do conhecimento científico-técnica, a disponibilidade de um modelo  computacional completo do SCVH (circulação arterial, venosa, pulmonar e  cardíaca - incluindo o comportamento dos átrios, ventrículos e válvulas)  possibilita o melhor entendimento da microcirculação em tecidos e órgãos (tais  como coração, fígado, rim, dentre outros) em condições normais ou alteradas por  alguma patologia, contribuindo assim na diagnose, tratamento e planejamento cirúrgico.  Por sua vez não existe na comunidade internacional nenhum grupo trabalhando na  pesquisa de um modelo venoso como o proposto nesta parte do projeto. Assim, outro  impacto será o de manter Brasil como o principal interlocutor nesta área do  conhecimento.  
Metodologias para testes do sistema computacional
  O  nível de detalhe será alcançado através da mesma metodologia utilizada na  realização da rede arterial do Modelo ADAN empregando ainda imagens médicas  fornecidas pelos LAs como o ICES, o InCor e o Hospital Brigadeiro. Após a  construção do sistema fechado incorporando os modelos das câmaras cardíacas e  das válvulas, o sistema computacional será comparado com medições da pressão e  fluxo sanguíneo nos diversos distritos venosos realizados nos procedimentos de  rotina desses centros. 
Especificações e resultados a serem fornecidos pelo sistema  computacional
  - Localização tridimensional dentro  do corpo humano de todas as artérias e veias reportadas pela literatura médica.
 
  - Morfometria detalhada dos vasos:  diâmetros proximal e distal do lume, comprimento do distrito e espessura da  parede.
 
  - Propriedades mecânicas dos tecidos  (elastina, colágeno e músculo liso) que integram a parede de todos incorporados  no modelo.
 
  - Informação detalhada da pressão e  do fluxo sanguíneo ao longo de cada distrito e do ciclo cardíaco.
 
  - Se acoplado com a estrutura de  leitos artérias (arteríolas, capilares e vênulas) fornecimento detalhado da  microcirculação (pressão e fluxo sanguíneo) incorporando efeitos de circulação  colateral por anastomoses. 
 
  - Estudo da circulação sanguínea em  condições normais ou alteradas por procedimentos médicos e ou patologias em  qualquer parte do SCVH.
 
  - Customização do sistema para  paciente específico.
 
  - Disponibilização do acesso ao e da  customização do sistema computacional por meio de interfaces Web (Science  gateways).